sábado, janeiro 22, 2005

Ó Veralista

Ainda estudante, lembro-me de um velho cauteleiro, e para os mais novos importa explicar que um cauteleiro vendia cautelas, que não eram cuidados ou protecções várias, nem sequer alguma forma de providência cautelar, muito embora fossem a providência em que muitos punham fé e esperança, à semelhança dos euro-milhões e toto-lotos dos dias de hoje. Mas dizia eu, o pregão do cauteleiro era "ó veralista", o que traduzido queria dizer que tinha a lista dos premiados de lotarias anteriores. Na realidade apregoava uma coisa, mas o que verdadeiramente queria era outra: que lhe comprássemos um duodécimo de um bilhete de lotaria, ou seja, um doze avos de um bilhete inteiro. Para um bilhete inteiro poucos tinham as posses necessárias. E assim, de longe em longe, lá se comprava uma cautela, acto de fé num país cinzento, sem esperança e sem futuro. E chegado o dia de sorteio lá saíam os números, cantados em esperanças sem fim e projectos sem base.

Portugal tem umas longas contas a ajustar com listas e róis. São as listas negras e as listas de eleitores depuradas da outra senhora. São as listas negras de gentes a proscrever ou a afastar. Damo-nos mal com listas. Listas têm primeiro e último e nós somos todos no mesmo lugar. Ou se está ou não se está em listas. Depende. Recentemente tivemos as listas que saem hoje, saem amanhã, listas erradas e listas omissas, listas de colocação, de exclusão, de não colocação. E como temos horror à palavra prioridade, lá estavam todos, uns na certa, outros na errada e outros, pela certa, com o atestadozinho, subindo e descendo na lista. Como disse tão simplesmente a senhora dona, pega-se num candidato e vai-se à lista e pumba, já está. Talvez, há dias de sorte e com jeito lá se fica na lista dos que podem beber a bicazita do emprego à espera de mais outro sorteio.

Nestes dias, são ainda as listas que são notícia. Estás na lista? O quê, tão baixo na lista? Mas sempre é melhor estar na lista, que fora dela. De lista em lista outros saltarão e nunca se sabe quando nos sai a sorte grande. O quê, não fui na quota do Secretário? É um cota, não pesca nada disto. Se me tivesse convidado também não aceitava. Eu sou assim, ou estou, ou também já não quero, vou para outra lista, ou outro rol, ou outra sala, à espera do que sempre tem testo para ela.

Entretanto há também os que querem saber de outras listas. Há listas de compras? De coisas a fazer? Há listas de cortes e quem se corte de fazer as listas ao inimigo. Faça lá a lista que eu corto, mas que não doa. Pelo menos a mim...

(publicado)

Sem comentários: